Depois da reunião no Itamaraty, nesta terça-feira (30), agentes de segurança do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e a serviço do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da presidência brasileira agrediram jornalistas.
A confusão começou durante uma entrevista de Nicolás Maduro. Os seguranças tentavam impedir a aproximação de profissionais da imprensa. No empurra-empurra, um deles deu um soco no peito da repórter Delis Ortiz. No tumulto, não foi possível registrar imagens do momento da agressão.
As imagens são de logo depois. Outros jornalistas também foram agredidos. O autor da agressão contra Delis Ortiz, segundo testemunhas, é o agente destacado na imagem. Delis Ortiz foi levada para uma sala do Itamaraty, onde recebeu atendimento médico, e está bem.
O assassino Maduro quis comer o fígado da #DelisOrtiz, após a pergunta, hein @jornalnacional @GloboNews @renataloprete @gugachacra @NatuzaNery @gcamarotti @AndreiaSadi pic.twitter.com/MFkoRJ0bU4
— ToLooK_SevenTree (@Look_SevenTree) May 30, 2023
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores lamentou a agressão a profissionais de imprensa e afirmou que tomará providências para apurar responsabilidades.
A Secretaria de Imprensa da Presidência da República divulgou nota em que se solidariza com a jornalista Delis Ortiz e repudia toda e qualquer agressão contra jornalistas. A nota afirma que todas as medidas possíveis serão tomadas para que esse episódio jamais se repita.
A TV Globo se manifestou no Jornal Nacional, em repúdio ao ato de violência contra os jornalistas, se solidarizou e aguarda as providências a serem tomadas para a punição dos responsáveis.
Veja a repercussão no Jornal Nacional:
Ver essa foto no Instagram